Uma das perguntas mais recorrentes em obras que necessitam de impermeabilização é sobre quais são os cuidados que se deve tomar ao impermeabilizar terraços, sacadas e varandas.
No geral, obras quem envolvem sistemas impermeabilizantes exigem alguns cuidados que vão desde a instalação, se atentando quanto ao desnível entre áreas internas e externas. Até o processo de testagem da estanqueidade do sistema.
Por isso, estar atento e saber mais detalhes sobre o que fazer ao impermeabilizar terraços, sacadas e varandas é essencial. Sobretudo para garantir a qualidade e segurança não só da fase de impermeabilização, mas nas etapas subsequentes do projeto.
Como impermeabilizar terraços e varandas de forma segura?
Independentemente do tipo de impermeabilização que aplicar em seu projeto, adotar certos cuidados ao impermeabilizar terraços e varandas é vital para garantir que o resultado saia conforme o esperado.
De acordo com a norma NBR 9575 um dos cuidados que se deve ter ao impermeabilizar terraços, é se atentar ao desnível entre área interna e externa da área impermeabilizada.
Em relação a essa situação as normatizações exigem que haja uma diferença de cota de 6 centímetros de uma área para a outra. Isso com barreira física no limite entre a linha interna da contramarca, batente ou Castilho. Até mesmo para que haja melhor ancoragem da impermeabilização e declive para área externa.
Outra recomendação é que seja feito com um produto impermeabilizante um avanço de 40 centímetros para dentro da área interna. O que minimizará os riscos de possíveis vazamentos futuros.
A barreira física criada com esse desnível de 6 centímetros e o avanço impermeabilizante na área interna irá diminuir os riscos de infiltrações. E também evitará vazamentos de líquidos como água da chuva ou lavagem externa sem ocasionar danos internos.
O tipo de impermeabilizante a se aplicar pode ser qualquer um. Seja manta asfáltica, borracha líquida ou qualquer outros. Para realização da certificação dessa impermeabilização é necessário realizar o teste de estanqueidade e o mais indicado nessa situação seria o teste eletrostático.
O que é o teste eletrostático e como funciona?
Um dos cuidados essenciais ao impermeabilizar terraços e varandas é executar o teste de estanqueidade eletrostático para certificar que não há falhas ou descontinuidades na impermeabilização que possam ocasionar danos ou infiltrações através da varredura e análise local.
Com o teste eletrostático realizado por uma empresa especializada no assunto é possível detectar quaisquer falhas ou descontinuidades que comprometam a estanqueidade da impermeabilização.
O teste é feito com o equipamento imperdetector, esse equipamento faz uma varredura no local impermeabilizado em busca das falhas e descontinuidades através da condução elétrica. E ao encontrar quaisquer uma dessas falhas que comprometam o estanque, ele emite um bip sonoro que identifica e sinaliza o local exato da falha para sua correção.
Quais as vantagens do teste imperdetector?
O teste eletrostático com aparelho imperdetector auxiliará nos cuidados ao impermeabilizar terraços e varandas. Sobretudo porque ele fará a varredura total da area com impermeabilização identificando se há problemas que necessitam de correção e atestando o bom estado de estanqueidade da impermeabilização.
Com ele é possível realizar uma análise rápida e segura, é um teste que não necessita de mais do que alguns minutos para sua execução. Além disso, ele é um teste de alta precisão e capaz de gerar mais economia para qualquer projeto de construção civil.
Seu valor de mercado é 15% mais barato que os demais testes disponíveis, sem contar que não é preciso muitos insumos para sua execução. Com apenas o aparelho adequado, mao de obra capacitada e os epis se faz o teste de estanqueidade eletrostático em sistemas impermeabilizantes.
Portanto, se for impermeabilizar terraços e varandas, não deixe de realizar o teste de estanqueidade eletrostático para comprar a eficácia do estanque do seu sistema.
Na Ralife Engenharia dispomos dos melhores recursos técnicos, assim como mão de obra para execução de testes de estanqueidade eletrostático em diferentes sistemas. Entre em contato conosco e agende já sua visita técnica para um orçamento sem compromisso!