Além de oferecer mais segurança, o laudo de estanqueidade é um recurso que também proporciona mais credibilidade para a construção ou reforma.
Regido pela NR13 da ABNT, este laudo tem como objetivo de atestar a estanqueidade de sistemas impermeabilizantes aplicados na Construção Civil. Seja qual for a sua obra, se ela possuir uma área impermeabilizada, então ela precisa estar estanque.
E para avaliar esse quesito, é necessário fazer o teste de estanqueidade.
O que é o teste de estanqueidade?
O teste de estanqueidade consiste em uma avaliação técnica realizada para verificar se um determinado sistema impermeabilizante oferece segurança contra vazamentos. Ou seja, por meio desse teste é possível averiguar o grau de eficiência de uma impermeabilização em bloquear a passagem de fluidos.
Por que fazer o teste de estanqueidade após a impermeabilização?
Muitos profissionais na construção civil negligenciam o teste de estanqueidade, o que é um erro. Principalmente tendo em vista que esse teste é o que vai lhe dar a certeza sobre a qualidade e eficiência do sistema de impermeabilização aplicado.
Sabemos que qualquer falha na impermeabilização de uma superfície pode gerar várias consequências. De infiltrações em juntas, a presença de manchas ou então bolor, carbonatação ou corrosão das armaduras, os prejuízos são diversos.
Em alguns casos, dependendo do estrago, é preciso refazer a impermeabilização ou então toda a estrutura.
Com o teste de estanqueidade você dificilmente corre esse risco. Isso porque qualquer falha ou patologia presente na impermeabilização será apontada no resultado do teste.
Na Ralife Engenharia, além do teste também emitimos um laudo de estanqueidade para levar mais credibilidade e segurança até sua obra. Saiba mais!
Como é feito o teste de estanqueidade?
Na Ralife Engenharia, executamos o teste de estanqueidade eletrostático imperdetector. Este é um teste seguro, que oferecer uma maior economia de tempo e custos. Principalmente se comparado a outros testes, como o de lâmina d’água, por exemplo.
O teste eletrostático é feito com um equipamento especifico, o imperdetector, que usa condução elétrica para identificar falhas na impermeabilização.
Dependendo do tamanho da área, em apenas 40 minutos é possível fazer esse teste de estanqueidade. Algumas empresas usam água para testar a estanqueidade de um sistema de impermeabilização. Contudo, testes desse tipo geralmente levam 3 dias para sua conclusão, acarretando na paralização da obra.
Com o teste eletrostático, você não terá que passar por esse transtorno. Em poucos minutos, já é possível identificar falhas ou então furos na impermeabilização que normalmente são invisíveis a olho nu.
Para realizar o teste eletrostático também é muito simples. Só é preciso dispor do equipamento adequado, assim como mão-de-obra especializada e os EPIs necessários para a execução deste serviço.
Depois que uma falha for detectada com o teste eletrostático imperdetector, a equipe técnica providencia o devido reparo. Então, um novo teste é feito para verificar se a falha foi corrigida.
Importância do laudo de estanqueidade
Após a inspeção feita com o teste de estanqueidade eletrostático, nós da Ralife engenharia emitimos um laudo de estanqueidade.
Mais que um documento, a emissão deste laudo é oferece vários benefícios para os processos de construção e reformas:
- Segurança para todos que convivem no ambiente
- Mais credibilidade para a construção
- Garantia quanto a ausência de vazamentos na impermeabilização
Com o laudo de estanqueidade, você certifica que seu sistema de impermeabilização é seguro e eficiente. Dessa forma, não terá que se preocupar com prejuízos ou acidentes ocorridos em decorrências de falhas na impermeabilização.
Ganhe agilidade na sua obra, contrate uma empresa especializada no teste de estanqueidade eletrostático e que também faça emissão de laudo de estanqueidade. Entre em contato com a Ralife engenharia e obtenha mais informações sobre o teste eletrostático e o lado de estanqueidade.