Qualquer obra da Construção Civil que possua sistema impermeabilizante precisa realizar o teste de estanqueidade conforme determina a NBR 9575. Afinal é por meio desse teste que você assegura a ausência de vazamentos e infiltrações após a impermeabilização. Nesse contexto, já existem algumas tecnologias aplicadas visando otimizar os resultados do teste de estanqueidade. E uma delas é o imperdetector.
Bastante utilizado na verificação da estanqueidade de impermeabilizações, o imperdetector é uma tecnologia inovadora criada para levar mais assertividade e eficiência a essa etapa da construção.
O que é o Imperdetector?
Imperdetector é um equipamento com tecnologia avançada utilizado em testes eletrostáticos de estanqueidade que identifica falhas por condução elétrica. Através desse equipamento é possível avaliar a estanqueidade de sistemas impermeabilizantes a seco e com muito mais agilidade.
Como funciona?
Basicamente, o imperdetector funciona com o princípio de arco voltaico. Ou seja, o equipamento faz uma varredura em toda a área impermeabilizada.
Enquanto, ao encontrar qualquer falha ou micro furo, o aparelho fecha um arco voltaico, e emite um disparo sonoro. Através dessa sinalização é possível identificar com precisão a localização da falha e providenciar seu devido reparo.
Depois que o reparo é feito, é feita uma nova verificação usando o equipamento. Esta segunda verificação é importante para garantir que não haja qualquer outra descontinuidade na impermeabilização.
De modo geral, a aplicação do imperdetector em testes de estanqueidade traz um grande diferencial para a obra. Principalmente porque essa tecnologia possibilita a identificação de falhas que jamais seriam percebidas em exames visuais.
Mas, esta não é a única vantagem que este equipamento pode oferecer quando se trata de teste de estanqueidade.
Vantagens do imperdetector
Usar a tecnologia imperdetector é algo que pode oferecer algumas vantagens relevantes para para sua obra. Entre as principais estão:
Agilidade
O imperdetector é um equipamento projetado com o objetivo de manter o padrão de qualidade estabelecido nas normas técnicas. Mas, sem causar qualquer tipo de atraso na entrega da obra.
Em razão disso, essa tecnologia permite verificar se uma impermeabilização esta estanque com muito mais rapidez. Dependendo da extensão do sistema de impermeabilização, é possível finalizar o teste de estanqueidade com imperdetector em apenas 40 minutos.
Assertividade
Por funcionar com o principio do arco voltaico e receber calibrações regulares, este equipamento oferece resultados mais precisos para obra. Ou seja, uma vez aplicando essa tecnologia na verificação de estanqueidade, dificilmente alguma falha ou descontinuidade passará despercebido.
Sem paralizações
Como a aplicação dessa tecnologia geralmente leva menos de 24 horas, a necessidade de paralisar a obra para verificação da estanqueidade é zero. Ou seja, sua produtividade não será comprometida durante a execução do teste.
Zero desperdício
O imperdetector é um equipamento cuja aplicação se dá a seco. Portanto, não há qualquer desperdício de água na avaliação da estanqueidade de impermeabilizações, assim como acontece em testes convencionais.
Dessa forma, além de garantir mais eficiência para seus sistemas impermeabilizantes, com o imperdetector você estará adotando um método sustentável nessa etapa da construção.
Economia
Outra vantagem que este equipamento oferece envolve o fator economia. Isso porque, sua aplicação não requer a necessidade de muitos recursos e nem mesmo a locação de tanques de água.
Somente com o aparelho imperdetector, um profissional capacitado para o seu manuseio e equipamentos de proteção é possível realizar o teste.
Portanto, se o que busca é uma solução que leve mais qualidade, economia, agilidade e segurança para sua obra, investir nessa tecnologia para o teste de estanqueidade é a melhor opção. Ganhe agilidade na sua obra, contrate uma empresa especializada no teste de estanqueidade eletrostático, entre em contato com a Ralife engenharia. LIGUE ( 11) 94933-1470.