O teste de impermeabilização ou teste de estanqueidade é essencial para assegurar se uma área está corretamente impermeabilizada e está ligado diretamente com precisão e segurança da obra.
O teste consiste em verificar se a propriedade de sistemas impermeabilizantes bloqueia a passagem de fluídos ou penetrações de vários tipos de componentes.
Qual a importância do teste de estanqueidade?
Ao verificar a estanqueidade de uma superfície e testar sua impermeabilização consegue-se garantir a interceptação de fluxos de água ou demais fluídos de uma superfície para o interior de determinados espaços.
Uma boa impermeabilização protege a área de chuvas e ações da água que possam vir a causar problemas, tais como deslocamento de pisos, corrosões da armadura no concreto armado, aparecimento de fungos, bactérias ou mesmo outras manifestações patológicas.
Ou seja, fazer o teste de estanqueidade é de grande importância para a qualidade de uma obra, pois garante uma boa finalização evitando problemas futuros com a impermeabilização promovendo uma maior vida útil.
Quem deve fazer o teste de estanqueidade?
Um teste de estanqueidade deve ser feito com qualidade e somente por um profissional experiente.
Dessa forma um teste de estanqueidade precisa ser realizado por uma empresa especializada nos serviços de impermeabilização, somente dessa forma haverá possibilidades de detectar as falhas que possam existir.
Um processo gerenciado por uma empresa especializada no segmento além de ganhar tempo e otimização do serviço, traz junto a excelência do processo.
Segundo as recomendações da ABNT NBR 9574 o teste de estanqueidade deve ser feito logo após a impermeabilização, para que se previna e assegura a qualidade do trabalho nas etapas de edificação.
Qual o melhor teste de estanqueidade para impermeabilizações
Existem alguns tipos de teste de estanqueidade mais comuns no mercado, tais como o teste de lâmina d’água em que se aplica água na superfície na busca de detectar indícios de infiltração, os testes com dispositivos elétricos, de mapeamento vetorial, GPR, etc.
No entanto o teste de estanqueidade eletrostático é um dos melhores na função, com ele é possível detectar a estanqueidade da impermeabilização em materiais que possuam a composição de isolantes elétricos.
O teste de estanqueidade eletrostático é realizado através de um aparelho imperdetector que realiza uma busca por falhas ou micro furos na impermeabilização através da eletrostática sem o uso de água.
Feito o teste que é rápido, se realiza um reparo no local encontrado e um repasse da máquina para ver se o problema foi corrigido.
Vantagens do teste eletrostático
Realizar um teste de estanqueidade de qualidade com uma empresa especializada nos serviços de impermeabilização tem boas vantagens para a sua obra, conheça algumas delas abaixo:
1 – É mais rápido – O resultado é dado em poucos minutos e a correção das falhas pode ser feita logo em seguida, não necessitando de 72 horas para avaliar os possíveis reparos necessários e nem necessitado paralisar a obra para que seja realizado o teste de estanqueidade.
2 – Mais economia – Um teste de estanqueidade eletrostático custa cerca de 15% menos que o teste feito com água, sendo, portanto, muito mais em conta em relação aos demais testes disponíveis no mercado.
3- Precisão nos resultados – Como o equipamento que efetua o teste eletrostático é calibrado e regulado para cada inspeção, os resultados obtidos são muito mais precisos, conferindo maior segurança para o seu projeto.
Portanto, se você busca por um teste de estanqueidade que não interfira no andar de sua obra e renda qualidade e menor tempo de avaliação, um teste de estanqueidade eletrostático realizado por especialistas é a melhor opção!
Na Ralife Engenharia, realizamos testes de estanqueidade com método eletrostático há anos. Nossa equipe possui qualificação técnica e está sempre a disposição para garantir um atendimento rápido e eficiente. Entre em contato conosco e solicite já uma visita técnica!