O teste eletrostático imperdetector é um método moderno e cada vez mais utilizado no canteiro de obras. Sua aplicação permite verificar a estanqueidade de áreas impermeabilizadas em questão de minutos e com mais economia. Mas, apesar de ser um método que vem conquistando seu espaço na Construção Civil, muito pouco se sabe sobre quanto custa o teste eletrostático imperdetector.
Na Ralife Engenharia fornecemos testes eletrostáticos de estanqueidade para avaliação de diferentes sistemas impermeabilizantes. Também emitimos laudo técnico com parecer sobre a qualidade e eficiência de áreas impermeabilizadas. Saiba mais!
Como é feito o teste eletrostático imperdetector?
Diferentemente dos testes convencionais com água, esse método é super simples e prático de aplicar. Usando apenas um equipamento (imperdetector) e mão de obra capacitada é possível identificar falhas e descontinuidades na impermeabilização.
Basicamente, o equipamento faz uma varredura na área impermeabilizada e ao encontrar uma falha fecha um arco voltaico. Nesse momento, um bip sonoro é emitido, apontando a localização e extensão da descontinuidade.
Depois que a falha é identificada, realiza-se o reparo e um novo teste é feito para garantir que o problema foi devidamente resolvido. Por fim, efetua-se a emissão de um laudo técnico demonstrando o parecer sobre o sistema impermeabilizante.
Somente depois que se certificar de que a área impermeabilizada está estanque é que as próximas etapas da obra dão prosseguimento.
Importância do teste de estanqueidade para obras
Fazer o teste de estanqueidade é algo que toda obra com área impermeabilizada precisa realizar. Esta é uma recomendação prevista na norma NBR9575 e que previne a ocorrência de vários problemas nas etapas seguintes da construção.
Desde infiltrações, até presença de umidade, corrosões de armaduras, manchas ou bolor na parede. Diferentes problemas podem ocorrer e acabar gerando prejuízos incalculáveis no projeto.
Sendo assim, a melhor maneira de evitar que esse tipo de transtorno aconteça é fazendo o teste de estanqueidade. Existem alguns tipos de testes que são aplicados para verificar se uma impermeabilização está estanque. O mais convencional é o teste com água.
Por ser um teste que demora até 3 dias para ser concluído e envolve um custo de execução elevado. Talvez não seja o mais indicado para obras que estão com prazo e orçamento apertados. Nesse caso, outras opções acabam se tornando mais viáveis e o teste eletrostático imperdetector é uma delas.
Quanto custa o teste eletrostático?
O teste eletrônico imperdetector é um teste rápido que se mostra muito eficiente na verificação de estanqueidade de impermeabilizações. Regulamentado por normas técnicas internacionais ASTM, esse teste oferece muito mais do que precisão nos resultados.
Com o teste eletrostático, é possível garantir maior rapidez na execução dessa etapa do projeto. Afinal, em apenas 40 minutos é possível fazer o teste de estanqueidade e certificar que a impermeabilização está estanque. Mas afinal, quanto custa o teste eletrostático?
De modo geral, o teste de estanqueidade eletrostático possui um custo de execução 15% mais barato se comparado ao teste com água. Além disso, com esse teste é possível reduzir o custo da obra de impermeabilização em 55%.
Isso porque além de ser mais em conta para fazer, o teste não gera gastos extras com locação de carros tanque de água. Isso porque o teste é feito a seco, usando apenas condução elétrica para detectar as falhas na impermeabilização.
Sendo assim, não será preciso se preocupar em estourar o orçamento para cumprir essa etapa do projeto.
Portanto, e busca por uma solução que lhe permita concluir a etapa da impermeabilização com qualidade e custo reduzido, fazer o teste de estanqueidade eletrostático é o melhor caminho.
Entre em contato com a Ralife engenharia, uma empresa especializada em impermeabilização e saiba como contratar este serviço para sua obra!