Saiba agora mais detalhes sobre o teste eletrostático e leve mais precisão e segurança para sua obra!
O teste de estanqueidade para impermeabilização é um procedimento indispensável na Construção Civil. Afinal, é por meio desse teste que é possível assegurar a eficiência da impermeabilização em diferentes superfícies.
Uma área bem impermeabilizada bloqueia a penetração de água, fluidos ou então vapores, evitando a ocorrência de problemas que vão desde o desplacamento de pisos, até corrosão da armadura em concreto armado, infiltrações entre outros.
Para garantir o estanque das áreas impermeabilizadas, a NBR 9574 exige a realização dos testes de estanqueidade. Nesse caso, existem alguns testes que podem ser aplicados, mas um se destaca que é o teste eletrostático.
O que é teste eletrostático e para que serve?
O teste eletrostático é um teste de impermeabilização a seco não destrutivo que vem sendo bastante usado na Construção Civil. Basicamente ele serve para certificar a estanqueidade da impermeabilização em diversos sistemas impermeabilizantes, como:
- Mantas Asfálticas;
- Membranas de Poliuretano;
- Mantas de PVC
- Borrachas anticorrosão
- Geomembranas entre outros impermeabilizantes
Com o teste eletrostático imperdetector da Ralife engenharia você leva mais qualidade e segurança para os serviços de impermeabilização da sua obra. Saiba mais!
Como funciona?
O teste de estanqueidade eletrostático é feito com o uso de um equipamento chamado imperdetector. Este aparelho faz uma inspeção minuciosa em todo o sistema impermeabilizante buscando micro furos ou falhas através da condução de eletricidade.
Normalmente, sistemas impermeabilizantes que possuem componentes elétricos em sua composição não permitem a passagem de eletricidade. Então, quando isso ocorre, significa que há uma falha de descontinuidade.
Ao identificar tal falha, o aparelho emite um bip sonoro sinalizando a posição da falha por meio do fechamento do arco entre o equipamento e o substrato condutor elétrico.
Após a inspeção realizada no teste eletrostático, emite-se um laudo técnico relatando as falhas identificadas, assim como um parecer técnico sobre a condição de estanqueidade do sistema impermeabilizante.
No geral, este é um teste seguro e muito eficaz, capaz de levar mais qualidade e praticidade para qualquer obra. Contudo, estes não são os únicos benefícios que o teste eletrostático imperdetector pode oferecer para a Construção Civil.
Vantagens
Aplicar o teste de estanqueidade eletrostático nos seus serviços de impermeabilização vai lhe proporcionar inúmeras vantagens:
Rapidez na aplicação
No teste convencional normalmente leva-se 3 dias para concluir a análise de estanqueidade da impermeabilização. Mas, com o teste eletrostático imperdetector isso não acontece.
Em apenas alguns minutos é possível realizar uma análise completa da área impermeabilizada. E, a partir disso, liberar para a execução da proteção mecânica, assim como das demais etapas da obra.
Ou seja, com esse teste, você economiza tempo e ainda gera um ganho de produtividade, uma vez que não será preciso paralisar a obra por vários dias para executar o teste.
Maior precisão e eficiência
O aparelho utilizado no teste eletrostático é calibrado semestralmente para aferir sua exatidão. Além disso, graças a sua tecnologia avançada é possível fazer uma análise ainda mais precisa, de forma rápida e eficiente.
Mais economia
No teste eletrostático não há a necessidade de contratar bombas para retirada de água ou então outros recursos que exijam muito do seu orçamento. Se comparado ao teste convencional de estanqueidade, o teste eletrostático oferece uma economia até 60% maior.
Menos impacto ao meio ambiente
Como o teste é feito a seco, não há qualquer desperdício de recursos hídricos na execução do teste eletrostático. Ou seja, esta é uma solução que além de versátil e econômica, também não gera grandes impactos ao meio ambiente.